quinta-feira, 20 de julho de 2017

Como raiz do seu telefone Android

Então você decidiu rootear seu smartphone Android . Embora o conceito de rooting seja bastante complicado, o processo real não é terrivelmente difícil.

Rooting é um processo que permite acessar todas as configurações e subconjuntos no seu telefone, o que significa que o seu telefone é realmente o seu e você pode instalar e desinstalar o que quiser. É como ter privilégios administrativos em seu PC ou Mac.

Há muitas recompensas e alguns riscos a considerar, é claro, e algumas precauções que você deve tomar primeiro.

Aqui estão as etapas que você precisa tomar para arrancar com segurança seu smartphone.

Fazer backup de seu telefone

Se você já interagiu com um profissional de TI, você sabe que o backup de seus dados é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Ao rootear seu telefone, isso é particularmente importante na chance de algo errado, ou se você mudar de idéia. (O enraizamento pode ser revertido.) Você pode fazer backup de seu dispositivo Android de várias maneiras, usando as próprias ferramentas do Google ou aplicativos de terceiros. Veja nosso guia para fazer backup de seu dispositivo Android .


Escolha uma APK ou uma ROM personalizada

Em seguida, você precisará escolher um APK (pacote de aplicativos Android) ou uma ROM personalizada (versão alternativa do Android.) Como o Android é de código aberto, os desenvolvedores podem criar suas próprias versões e há muitas, muitas versões lá fora. Simplificando, um APK é usado para distribuir e instalar software em seu dispositivo.

Os programas de enraizamento incluem Towelroot e Kingo Root: verifique qual deles é compatível com seu dispositivo.

Depois de criar o seu telefone, você pode parar por aí, ou optar por instalar uma ROM personalizada, que oferecerá ainda mais recursos. A ROM personalizada mais popular é o LineageOS (anteriormente CyanogenMod), que até foi incorporado ao telefone OnePlus One Android. Outras ROMs bem-gostadas incluem o Android Paranoid e AOKP (Android Open Kang Project).


Um gráfico abrangente com descrições de ROMs personalizadas está disponível on-line.

Rooting Your Phone

Dependendo da APK ou ROM personalizada que você escolher, o processo de rooting variará, embora o básico permaneça o mesmo. Sites como o XDA Developers Forum e o AndroidForums oferecem informações aprofundadas e instruções sobre o rooteamento de modelos de telefone específicos, mas aqui está uma visão geral do processo.

Desbloquear o Bootloader
O gerenciador de inicialização controla quais aplicativos estão sendo executados quando você inicia o seu telefone: desbloqueá-lo dá-lhe esse controle.


Instale uma APK ou uma ROM personalizada

O APK permite que você instale o software em seu dispositivo, sendo o mais comum o Towelroot eo Kingo. As ROM personalizadas são sistemas operacionais alternativos que compartilham recursos com o estoque Android, mas oferecem diferentes interfaces e mais funcionalidades. Os mais populares são o LineageOS (anteriormente CyanogenMod) e o Paranoid Android, mas há muito mais por aí.

Baixe um verificador de raiz

Se você usar um APK em vez de uma ROM personalizada, você pode querer baixar um aplicativo que verifique se o seu telefone foi rooteado com sucesso.


Instale uma aplicação de Gerenciamento de Raiz

Um aplicativo de gerenciamento protegerá seu telefone rooteado de vulnerabilidades de segurança e impedirá que aplicativos acessem informações privadas.


Os Benefícios e Riscos

Há mais vantagens que contras para rootear seu telefone Android .

Como dissemos, o enraizamento significa que você tem controle total sobre o seu telefone para que você possa visualizar e modificar as configurações mais profundas e acessar aplicativos especiais projetados apenas para telefones rooteados.

Esses aplicativos incluem bloqueadores de anúncios e utilitários de segurança e backup robustos. Você também pode personalizar o seu telefone com temas e cores, e até mesmo alterar as configurações dos botões, dependendo da versão OS rooteada que você escolher (mais sobre isso em um minuto).

Os riscos são mínimos, mas incluem anulação de sua garantia, perda de acesso a determinados aplicativos (como o Google Wallet) ou matando seu telefone completamente, embora o último seja muito raro.

É importante pesar esses riscos contra os recursos que você pode obter por rooteamento. Se você tomar as precauções corretas, não deveria ter nada com que se preocupar.

Sem comentários:

Enviar um comentário